Conheci João em Outubro de 2015 e como todo cara que gosta de trocar ideia sobre investimento, descobri que essa não seria uma conversa perdida, e sim, uma que mudou a forma que eu estava olhando as coisas.

Abaixo como foi essa conversa:

Saulo:  E aí João, qual é o teu perfil de investidor?

João: Ultra conservador. Mas estou “aposentado” aos 35 anos.

Saulo: É o queeeee? Como pode?

João: Rsrsrsrs… Calma, Saulo! Eu te explico. Eu ainda trabalho e preciso trabalhar, porém, matematicamente eu estou aposentado com 54 anos.

Agora me resta continuar trabalhando por 19 anos, sendo um excelente profissional, pois sou jovem e to com gás, pai! E também posso ter mais tranquilidade agora nas escolhas do meus investimentos, não preciso sair que nem um louco procurando a melhor rentabilidade do mundo em renda variável.

Saulo: Bora pai, passa o segredo aí, tá lindo esse discurso mas me ensina o caminho das pedras…

João: Saulo qual é o melhor investimento do homem?

Saulo: Depende do perfil do investidor.

João: Pêêêêêênnnn (Buzina de erro)… Resposta errada! É o trabalho. Nada substituiu isso. Trabalho desde os 18 anos e sempre tive uma cabeça que segue aquela frase da galinha, do grão e do papo. Daí tive que ter disciplina e economizar 20% do que eu ganhava todo mês.

Saulo: Mas tu começou ganhando muito então?

João: Que nada, comecei ganhando R$ 800,00 e economizando R$ 160,00 reais por mês. O restante eu torrava e sigo assim até hoje. Mas como te falei sempre gostei de trabalhar e alguns anos tive aumento salarial, outros fui promovido e hoje aos 35 anos eu consigo juntar um pouco mais, mas sempre na mesma disciplina, nunca falhei um mês.

Saulo: Tá… e a parada da aposentadoria, como aconteceu?

João: Então… investir sempre tem uma correlação com o cenário econômico para mim, pois sou conservador e não gosto de arriscar. Hoje temos um país que não consegue pagar suas contas, com isso, eu vi a chance de uma aplicação que matematicamente me deixa aposentado daqui a 19 anos.

Saulo: Qual?

João: Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ) . Comprei com taxa de 7,2% com isso a grana que eu investi a minha vida toda durante 17 anos eu apliquei e em 2035 eu vou ter 3,8 Milhões.

Saulo: Sim, João, mas isso sem descontar a inflação né?

João: Sim, claro, em valor real terei 1,1 milhão. Mas hoje já tem um fator fundamental, tenho 35 anos e ainda vou continuar trabalhando, diversificar um pouco em outros produtos seguros e com rentabilidade até lá.

Saulo: A pergunta que não quer calar, João: quanto você investiu para ganhar 3,8 Milhões?

João: 349 mil. Deixei 20 mil no tesouro Selic para reserva de emergência. Agora Saulo, consegui isso juntando durante 17 anos de muito trabalho. Pode ter certeza que é mais disciplina e consumo consciente do que ser rico, pois não sou, nem minha família.

Saulo: Mas joão, tu colocou quase tudo em um produto financeiro só? E a regra da diversificação?

João: Saulo, você nunca escutou a frase de Warren Buffet?

Saulo: Qual?

João:

Diversificação é uma proteção contra a ignorância e não faz muito sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo.

Saulo: Put@ q*# PI%H%, João! Por que eu não pensei nisso antes?

João: Ainda dá tempo meu amigo. O Governo do jeito que tá nessa crise, taxa de juros alta, é a melhor hora de alongar os investimento se ancorando em taxa pré-fixada até o vencimento. E só deixar que a mágica dos juros compostos irá fazer todo o trabalho duro.

Saulo: João, meu velho, muito obrigado e pode ter certeza que irei traçar um planejamento parecido. Só não sei se tenho tanta grana assim.

João: Meu amigo, não tem problema. Problema é não ter planejamento. E não esqueça: trabalho duro sempre é o melhor investimento do homem.

Saulo: Muito Obrigado, João! Pode ter certeza que essa nossa conversa mudou a minha vida.

Estamos em Outubro de 2016 e o cenário está melhorando…

E aí, pessoal? Vocês vão esperar a taxa de juros baixar para poder garantir a mesma aposentadoria do João?

Com a economia dando sinais de melhoras, as oportunidades de ganhos assim vão pelo ralo. Hoje a taxa que o João pegou de 7,2% neste mesmo investimento está em 5,61% e com tendência de baixar ainda mais.

joao

O bonde vai passar e ainda dá tempo…

Nos vemos.

Photo credit: Willy_G91 via VisualHunt / CC BY-ND

Participe! Deixe seu comentário e amplie a discussão.