Você tirou notas 10 na escola? Parabéns! Mas para investimentos, Warren Buffet tem um recado pra lhe dar:

“Você não precisa ser um grande cientista. Investir não é um jogo onde o sujeito com QI 160 vence o outro com QI 120.”

Ciências lógicas, estruturadas e programáveis serão substituídas no futuro, assim diz a Singularity School e o Paper de Oxford, não leu?! Da uma olhada se sua profissão está na lista e, se tiver, começa a desenhar um plano B a partir de hoje.

Cadê as meninas que ficavam nos caixas de estacionamento do shopping? E do Aeroporto?

Amigo gerente de banco privado… tem uma geração vindo aí que não frequentará banco. BUU!!! Banco Original e Nubank na área!

Claro que, para investimento, conhecimento em matemática ajuda, mas algumas empresas já estão dando essa força na matemática com robôs. Exemplos? Betterment, WealthFront, WiseBanyan… Ou seja, minha nota baixa na escola está sendo resolvida!

Abaixo listo algumas habilidades que são importantes em investimentos, mas que ninguém tirou nota 10 na escola!

1. Equilíbrio Emocional

Cafú foi reprovado em 11 peneiras pelo futebol e se tornou campeão do mundo e capitão. Exemplo de resiliência e paciência, assim como nos investimentos.

Os investimentos precisam ser racionais, para que o emocional não se abale. Se você não entende deles, não invista. Se você não for capaz de explicar seus erros, então só faça aquilo que entende totalmente.

“Não importa o quão grande é o talento e o esforço, algumas coisas levam tempo”. Portanto, relaxe!

2. Visão Estratégica

Ler e Estudar muito sobre a dinâmica e fundamentos econômicos. Entender seus movimentos ao longo do tempo para decidir suas estratégias de alocação do dinheiro.

É essencial no caminho separar a informação versus desinformação. Informação é útil, desinformação é distração.

Já dizia minha avô: “Cuidado para não engravidar pelos ouvidos”.

3. Disciplina

A parte chata e fundamental para fechar o circuito. Rotinas, métodos, app´s, planilhas, papel, contas, todo dia 15 do mês, 1x por mês, 2 horas por dia…. Chato né? Muito chato!

“Se o investimento for divertido, se você estiver se divertindo, você provavelmente não estará ganhando dinheiro. O bom investimento é chato.” – George Soros.

Não tivemos essas matérias na escola, mas hoje são as que eu mais estudo.

Dica: As 3 disciplinas servem para o profissional e pessoal também.

No início do século 18, o físico Isaac Newton, um dos maiores gênios matemáticos que a humanidade já produziu, quebrou em investimentos. Seu Aprendizado?

“Posso calcular o movimento das estrelas, mas não a loucura dos homens”.

Nos Vemos.

Participe! Deixe seu comentário e amplie a discussão.