Foi exatamente isso que passou na minha cabeça quando apliquei 6 mil em um fundo de 19 anos. Em 2035 cairá na minha conta o valor de um carro popular, não precisarei desembolsar mais nada entre o depósito inicial e a compra.

Essa história aconteceu de fato no Aeroporto de Fortaleza há 3 meses atrás. Detalhe: pelo meu planejamento familiar, meu filho irá nascer em 2018!

Entendendo os nossos valores de vida, transformamos eles em objetivos e depois quantificamos. Nós criamos um elo entre Valores de Vida e Valores Financeiros e descartamos preço das nossas escolhas, afinal, segundo Warren Buffet:

“Preço é o que você paga e valor é o que você leva.”

Com isso nos conectamos com o nosso propósito. Assim como no nosso trabalho e nossos relacionamentos, essa tem que ser nossa relação com o dinheiro: de propósito.

Start with Why?

Simon Sinek nos ensina a encontrar propósito nas coisas. Pra quem não conhece, sugiro assistir ao seu vídeo no TED, um dos mais assistidos até hoje na plataforma. Ele irá mudar a sua relação com as suas tarefas no dia a dia.

Voltando ao planejamento. Assim como o carro do meu filho, alguns valores de vida, viraram objetivos e também estão quantificados. Ex: Liberdade, Aprendizado, Doação, Segurança, Independencia Financeira… entre outros.

Tenho exatamente 25 objetivos financeiros certos nessa vida e compartilho com a minha mulher. Dos 25, 18 já estão aplicados e irei concretizá-los entre 2017 e 2030. Ainda faltam 7. Preciso correr! rsrsrs

O que esses objetivos me trazem hoje? 2 coisas: Liberdade de Escolha e Viver o Momento Presente.

E você, como está o seu Planejamento Financeiro de Vida?

Pensem nesta frase do livro de Timothy Ferriss:

“É por isso que muitas pessoas trabalham até a morte: “Vou trabalhar até ter X dólares e depois vou fazer o que eu quiser”. Se você não definir o que é “o que eu quiser” – as atividades alternativas – o valor de X crescerá indefinidamente para evitar o medo que causa a incerteza do vazio.”

Nos vemos.

Participe! Deixe seu comentário e amplie a discussão.